ANÁLISE DO SAMBA DO SALGUEIRO 2014


ACADÊMICOS DO SALGUEIRO 2014

COMPOSITORES: XANDE DE PILARES / DUDU BOTELHO / MIUDINHO / BETINHO DE PILARES / RODRIGO RAPOSO / JASSA

INTÉRPRETES: QUINHO, SERGINHO DO PORTO E LEONARDO BESSA

SALGUEIRO NA SUTILEZA DOS TEUS VERSOS
TODO O ENCANTO DO UNIVERSO
E A DIVINA CRIAÇÃO MISTÉRIOS DA IMENSIDÃO
GAIA… TERRA VIVA… A RIQUEZA
GIRA O MUNDO MEU CENÁRIO
RELICÁRIO DE BELEZA
TEMPLO SAGRADO DE OLORUM
SALVE A GRANDEZA DE OXALÁ
GUARDIÕES DA NATUREZA
É A MAGIA DOS ORIXÁS

OXUM, IEMANJÁ, IANSÃ, OXÓSSI CAÇADOR
OSSAIN, OGUM, CAÔ MEU PAI, XANGÔ

NAS ÁGUAS, A FELICIDADE… VERMELHO E BRANCO É AXÉ
PRA DAR UM BANHO DE AMOR NA HUMANIDADE
PURIFICANDO O CORAÇÃO DE QUEM TEM FÉ
NA CHAMA DA ESPERANÇA
O FOGO PODE TRANSFORMAR
CLAREIA PRA VER NASCER UM NOVO DIA
BENDITO AR QUE SE RESPIRA… E O VENTO A SOPRAR
E NO AVANÇO DESSA TECNOLOGIA
ECOA A VOZ DA ACADEMIA
É UMA QUESTÃO DE QUERER APRENDER A CUIDAR
E SABER PRESERVAR

MEU SAMBA VAI TOCAR SEU CORAÇÃO
É UM ALERTA AO MUNDO INTEIRO
“A VIDA EM NOSSAS MÃOS”
BUSCANDO A SOLUÇÃO… CANTA MEU SALGUEIRO
O BEM QUE GENTE PLANTA
FLORESCE NESSE CHÃO… CANTA SALGUEIRO

Analisar o samba do Salgueiro para o Carnaval 2014 é sentir a sutileza dos seus versos... É um samba que realmente toca o coração Salgueirense. Antes de tudo, é necessário destacar a beleza melódica do samba, que possui momentos marcantes... O Enredo sobre GAIA, nos leva a interpretá-lo de várias formas, vários sentidos, signos, e abstrações... Há controvérsias quanto ao caminho que os compositores levaram para compor o samba. Uns consideram que o samba se enveredou por um caminho mais concentrado na Tradição Salgueirense, marcado pela forte identidade Africana, mais concentrada nas Tradições Nagô e Iorubá, enquanto outros acham que o Samba poderia ter sido mais leve, que poderia utilizar de construções mais precisas, emotivas e que interpretassem o enredo de forma mais poética... Mas não posso negar que essa simbiose entre a Tradição Salgueirense e Poesia versam e constroem o Samba Enredo do Salgueiro, não só pela beleza de sua Melodia, mas também pelo resgate e forte identificação cultural com a própria Escola, característica marcante do samba.

O samba já começa forte, e bastante emotivo, com um refrão principal de bastante qualidade, que pra mim, é um dos melhores refrões do ano. E destaco um recurso estilístico utilizado pelos compositores quando ecoam o verso: “CANTA MEU SALGUEIRO”. Vejamos:

“MEU SAMBA VAI TOCAR SEU CORAÇÃO
É UM ALERTA AO MUNDO INTEIRO
“A VIDA EM NOSSAS MÃOS”
BUSCANDO A SOLUÇÃO… CANTA MEU SALGUEIRO
O BEM QUE GENTE PLANTA
FLORESCE NESSE CHÃO… CANTA SALGUEIRO”

Destaco esse recurso pela repetição do verso “CANTA SALGUEIRO”, mas ao mesmo tempo, faço uma observação pela repetição da palavra SALGUEIRO, e que podemos considerar como excesso, pelo fato de se repetirem num pequeno período de versos, e que na virada do refrão principal do samba para a 1ª parte, os versos já se iniciam, novamente, com a palavra “SALGUEIRO...”. Como podemos ver:

“...BUSCANDO A SOLUÇÃO… CANTA MEU SALGUEIRO
O BEM QUE GENTE PLANTA
FLORESCE NESSE CHÃO… CANTA SALGUEIRO

SALGUEIRO NA SUTILEZA DOS TEUS VERSOS...”

De qualquer maneira, mesmo com essa repetição, que considero um excesso, mas que não compromete a beleza do samba e da Melodia, principalmente pelo começo forte e emotivo da 1ª parte do samba com os versos:

“SALGUEIRO NA SUTILEZA DOS TEUS VERSOS
TODO O ENCANTO DO UNIVERSO
E A DIVINA CRIAÇÃO MISTÉRIOS DA IMENSIDÃO”

Após essa passagem marcante, que se inicia de forma triunfal, o samba se envereda por versos simples, e de receita convencional, sem marcar, e sem grandes exageros, mas por trazer versos já bastante evidentes e gratuitos, como “RELICÁRIO DE BELEZA”. Outra observação é quanto à utilização em excesso da rima “EZA”, logo nos primeiros versos do samba. Senão vejamos: “SUTILEZA / RIQUEZA / BELEZA / GRANDEZA / NATUREZA”, o que pra mim soa como uma construção pouco inspirada semanticamente. Mas que passa, sem comprometer, por sua Bela Melodia:

“GAIA… TERRA VIVA… A RIQUEZA
GIRA O MUNDO MEU CENÁRIO
RELICÁRIO DE BELEZA
TEMPLO SAGRADO DE OLORUM
SALVE A GRANDEZA DE OXALÁ
GUARDIÕES DA NATUREZA
É A MAGIA DOS ORIXÁS”

Após essa passagem do samba, que conclui a 1ª parte, entramos no refrão de meio, em que os compositores exploram os Orixás, de forma sequenciada, e a meu ver, de forma pretensiosa e forçada. Esse refrão mostra-se forte, valente, e de muita precisão quanto se trata do Salgueiro, pelos motivos já evidenciados acima. E que foi um caminho tangenciado pelos compositores para dar um toque mais AFRO ao samba. Há algumas críticas quanto à utilização em excesso dos Orixás, por estarem distribuídos, de forma aleatória e não linear, para construir um refrão apelativo, já que os Orixás estão sequenciados, sem fazer referência as suas características. Mas que de certa forma ganhou força pela evocação aos Orixás, e pela valentia do Canto:

“OXUM, IEMANJÁ, IANSÃ, OXÓSSI CAÇADOR
OSSAIN, OGUM, CAÔ MEU PAI, XANGÔ”

Após a passagem do refrão principal do samba, que se mostra de muita força e melodia marcante, os versos do samba exploram recursos simples, mas de uma melodia convincente, para descrever os elementos da natureza, que a meu ver, deveriam estar mais evidenciados, e referenciados com a representação de cada Orixá:

“NAS ÁGUAS, A FELICIDADE… VERMELHO E BRANCO É AXÉ
PRA DAR UM BANHO DE AMOR NA HUMANIDADE
PURIFICANDO O CORAÇÃO DE QUEM TEM
NA CHAMA DA ESPERANÇA
O FOGO PODE TRANSFORMAR

Após a passagem do início da 2ª parte do samba, que é marcado mais pela beleza melódica, do que pela simplicidade dos seus versos, os compositores recorrem a uma passagem marcante, com versos mais fortes, que muito me agradam. Faço outra observação quanto às rimas: “DIA / TECNOLOGIA / ACADEMIA”, mas que passa sem comprometer, mais pela beleza dos versos:

“CLAREIA PRA VER NASCER UM NOVO DIA
BENDITO AR QUE SE RESPIRA… E O VENTO A SOPRAR
E NO AVANÇO DESSA TECNOLOGIA
ECOA A VOZ DA ACADEMIA
É UMA QUESTÃO DE QUERER APRENDER A CUIDAR
E SABER PRESERVAR”.

Para finalizar, faço outra observação quanto ao término do samba, que evidencia a utilização de versos no infinitivo, e que causa uma sensação de excesso, e que já vem na sequência da mesma estrofe com os verbos “TRANSFORMAR e SOPRAR”, e se encerra com “QUERER / APRENDER / SABER / CUIDAR / PRESERVAR”.

Por tudo que foi argumentado, a nota do Acadêmicos do Salgueiro é 9,8.

Classificação Parcial das Análises:

Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8
São Clemente - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA